PastorAIS

PASTORAL LITÚRGICA

A Pastoral de Liturgia é responsável por toda vida litúrgica da comunidade na Paróquia.

Liturgia é “Ação, Serviço que se presta ao povo de Deus”. Serviço de fraternidade para realizar de forma simples e puro um rito ou uma cerimônia. A liturgia é a ação pastoral da Igreja, que faz presente o Cristo.

Objetivo: Promover uma participação ativa e frutuosa dos fiéis nas celebrações litúrgicas, cuidando para que estas aconteçam de acordo com as normas da Igreja e sejam enriquecidas espiritualmente.

Atividades: Organização e realização das celebrações com a equipe de coordenadores, acolhida, comentarista, leitores, música, ministros da Sagrada Eucaristia, coroinhas e acólitos, e escolha e preparação dos elementos litúrgicos.

PASTORAL DO DÍZIMO

O Dízimo é a contribuição voluntária, mensal e fiel de cada cristão para a vivência da evangelização em nossa Paróquia, é um dever e amadurecimento da Fé. Dízimo é cuidar das coisas de Deus. Pelo dízimo, podemos viver estas três importantes virtudes cristãs: fé, esperança e caridade, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus.

Objetivo: Colaborar na conscientização dos paroquianos sobre a importância da partilha, do compromisso e da necessidade de ser colocado em prática o quinto mandamento da Igreja: “Ajudar a Igreja em suas necessidades”, e a concretização das três principais dimensões do dízimo: dimensão social, dimensão religiosa e dimensão missionária.

Atividade: Acolher os dizimistas e interessados na prática do dízimo, esclarecendo-os e informando-os sobre a importância de ser dizimista e os passos para tornar-se um.

A celebração da Missa dos Dizimistas é em todas as missas do último final de semana de cada mês.

PASTORAL DA CATEQUESE

A Pastoral da Catequese é responsável por organizar encontros que preparam crianças, jovens e adultos para o sacramento da Eucaristia e jovens e adultos para o sacramento da Crisma; ambos são essenciais para a iniciação à fé católica.

Um grupo prepara para a primeira comunhão, crisma para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Outra equipe prepara especialmente pessoas adultas que buscam o batismo, a eucaristia e a crisma.

Objetivo: A catequese para a Primeira Eucaristia tem o objetivo de introduzir crianças a partir de 9 anos no mistério da Páscoa, preparando-as para receber o corpo de Cristo. 

Já a catequese para o sacramento da Crisma é para que os jovens a partir de 13 anos se sintam prontos para confirmarem a sua fé. Os encontros devem apresentar os ensinamentos da Igreja, despertar a espiritualidade e engajá-los na participação da comunidade.

Atividades: A catequese para a Primeira Eucaristia acontece aos domingos, das 9h00 às 10h30. No primeiro domingo do mês, o encontro começa com a participação das crianças, adolescentes pais e catequistas na Santa Missa das 9h00 na paróquia. Em seguida, é preparado um café com os pais e, depois, as crianças e jovens seguem para a sala com os catequistas, enquanto os pais assistem a uma catequese. O último domingo de cada mês é folga para a família.

A catequese para a Crisma acontece todos os sábados das 15h00 às 16h30. No terceiro sábado do mês, os crismandos participam da missa das 17h, após o encontro. Nessa ocasião, eles são incentivados a atuar na equipe da Liturgia ou da Acolhida. O último sábado de cada mês é folga.

PASTORAL DA ESCUTA

A Pastoral da Escuta ou mais comumente chamada de SERVIÇO DE ESCUTA, é uma atividade que várias igrejas da Arquidiocese de São Paulo oferecem na tentativa de ajudar pessoas que vivem com problemas pessoais, desejosas de conversar, desabafar, queixar-se das dificuldades do cotidiano, chorar perdas e solidões.

Por que o nome Serviço de Escuta?

O nome foi escolhido por acreditar-se que a habilidade de um bom ouvinte, com um ouvido amigo e solidário, é a primeira coisa que a maior parte das pessoas sofridas deseja encontrar.

A preferência pelo nome SERVIÇO foi tomado porque a Igreja deve estar sempre preparada para prestar serviços a qualquer ser humano que a procure, independentemente de suas convicções religiosas ou políticas.

Por fim devemos salientar: Escuta implica ação de escutar; Ouvir com atenção; Estar consciente do que está ouvindo; Ficar atento para ouvir; Esforçar-se para ouvir com clareza.

Na Paróquia de São Geraldo, tal serviço foi implantado após a jornada do Sínodo Arquidiocesano. Aliás, como resultado de um dos pedidos feitos na Assembléia Geral ao encerramento do Sínodo.

Ela funciona efetivamente há mais de três anos, com plantões às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Há um rodízio na escala dos voluntários que trabalham nos plantões e consequente registros dos atendimentos.

Por esse tempo o Serviço de Escuta já atendeu cerca de uma centena de pessoas, homens, mulheres, idosos e até alguns jovens!

A dificuldade maior nesse serviço é arregimentar voluntários dispostos e disponíveis.

MAS, SOMOS FORTES!  

Atendimento: Terças e quintas-feiras das 15h00 às 17h00

PASTORAL DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARISTICA

O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é, na Igreja Católica, um leigo, batizado e crismado, homem ou mulher, a quem é dada permissão, de forma temporária, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Objetivo: Auxiliar os ministros ordinários (ordenados) na distribuição da comunhão, a partir de um mandato não permanente, concedido pelo Bispo, em relação a particulares e verdadeiras necessidades referentes a situações, tempos e pessoas.

Atividades: Esse ministério cuida de distribuir a Comunhão aos fiéis, levá-la aos enfermos e impossibilitados de participar da celebração da Eucaristia, expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis e levar a comunhão aos idosos e ou enfermos.

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde é formada por paroquianos que se preocupam com a saúde física e espiritual dos enfermos de nossa comunidade e que, motivados pelo evangelho, sejam os braços de Cristo, que acolhe e cuida dos enfermos, tendo em vista a sua saúde integral.

Objetivo: É o encontro com o doente, com sua família, com os profissionais de saúde, com as instituições de saúde e com as pessoas sadias para fortalecer uma cultura mais humana e cristã durante a dor, o sofrimento, a deficiência, a agonia, a morte, o luto e promover a defesa da vida.

Atividades: Visitas às casas de repouso para idosos e aos domicílios.

PASTORAL DOS GRUPOS DE REFLEXÃO, CÍRCULOS BÍBLICOS OU GRUPOS DE NOVENA

Os Grupos de Reflexão, também conhecidos como Círculos Bíblicos são organizados pela Paróquia e fazem parte da organização pastoral da Igreja. São formados por pessoas fiéis, que se reúnem nas casas, apartamentos ou em outros ambientes de trabalho ou lazer. Cada Grupo tem seu dirigente. O Movimento tem uma equipe, sob a coordenação do Padre, que prepara e distribui o material para os encontros, acompanha e assessora o andamento dos grupos.

Seu objetivo é fazer com que as pessoas meditem a Palavra de Deus e se aproximem mais, sejam mais solidárias, se conheçam melhor, criando pequenas comunidades fraternas, como faziam os primeiros cristãos e ser “Igreja em saída” como pede o Papa Francisco.

A finalidade dos Grupos de Reflexão ou Círculos Bíblicos é conhecer cada vez mais a Jesus e seu maior ensinamento, o Amor ao Pai e ao Próximo.

Os temas escolhidos para os encontros semanais ou quinzenais, preparados pela Equipe Coordenadora, levam a uma reflexão simples do Evangelho, e são aplicados aos fatos e atitudes da pessoa, em relação a sua comunidade, a sua família e principalmente ao seu próprio relacionamento pessoal para com Deus hoje.

Este movimento é essencialmente missionário. Pelo fato de ser realizado na residência de um fiel, este se sente à vontade de convidar algum vizinho ou parente que esteja um pouco afastado da Igreja ou do próprio Deus para participar. Isso também acontece pelo fato de seus componentes se reunirem fora do templo e atuarem fora do espaço comum da Paróquia.

Ao longo do ano são aprofundados vários temas conforme proposta da Igreja. Os encontros se desenvolvem através de uma fraterna acolhida, oração inicial, a leitura do texto bíblico seguida de um aprofundamento com a troca dos sentimentos despertados em cada um dos participantes.

Todos podem expor seus sentimentos, dúvidas, experiências. Não há monopólio da palavra, todos podem se manifestar, devendo haver entre todos carinho, cordialidade e respeito mútuo. Pode acontecer também algum estudo de situação concreta colocada para o grupo.  Após as preces de louvor e de agradecimento a Deus, pode-se encerrar com um pequeno ágape fraterno.

O grupo que reflete junto vai descobrir na vida e na Bíblia muitas riquezas. Essas riquezas devem ser aplicadas na própria vida e na vida do grupo ou da comunidade. Não esqueçamos que a palavra de Deus é exigente e pede ação: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”… (Mt 7,24).

Estes Grupos também realizam a Novena de Natal, a Campanha da Fraternidade, o Mês da Bíblia e o Mês Missionário. 

Para formar ou participar desses Grupos de Reflexão, Círculos Bíblicos ou Grupo de Novena, procure conversar com o Padre ou com a Coordenação. Informações na Secretaria Paroquial.

PASTORAL DE EVENTOS

A Pastoral de Eventos é a que organiza, gerencia, administra e promove os eventos da paróquia que podem fazer parte do calendário paroquial de maneira fixa ou eventual. 

Objetivos: Coordenar e organizar os eventos sociais em conjunto com outras pastorais e movimentos, cujas arrecadações são destinadas à manutenção e melhorias da Paróquia. Contribuir para a integração e o crescimento espiritual dos membros da comunidade, fortalecendo o sentido de pertencimento e missão cristã.

Atividades:  planejar e executar festas e eventos sociais na paróquia como festa junina, festa do padroeiro, almoços e outros.

PASTORAL DA CARIDADE

A Pastoral da Caridade, tendo como princípios o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, conta com pessoas voluntárias que ajudam a organizar as ações concretas em favor dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Objetivos: prestar assistência à comunidade, pessoas, famílias e instituições carentes, distribuindo alimentos, mantimentos, roupas, calçados, produtos de higiene pessoal, brinquedos e a EVANGELIZAÇÃO.

Atividades: planejar e organizar campanhas de arrecadação; cadastrar famílias para o recebimento de cestas básicas mensal; ação solidária todas as segundas-feiras a partir das 14h30 para o preparo das refeições e, à noite, a partir das 19h00 distribuição das marmitas (média de 200 marmitas por noite) às pessoas em situação de rua; quinzenalmente a distribuição de cestas básicas para as famílias cadastradas.

Ação Solidária

PASTORAL DO BATISMO

A Pastoral do Batismo é formada por cristãos católicos leigos, em auxílio aos trabalhos do Pároco da Paróquia São Geraldo.

É um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a comunidade paroquial oferece aos pais e padrinhos na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.

Objetivos: informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para esse sacramento de acordo com as normas pastorais contidas no Diretório dos Sacramentos, visando a condução gradativa dos batizandos às atividades cristãs católicas e nas celebrações da Igreja;

Anunciar e testemunhar a alegria de seguir Jesus Cristo;

Transmitir o gosto e a alegria de pertencer à igreja Católica; 

Dialogar sobre a missão da Igreja;

Despertar, acender, reanimar ou intensificar a fé;

Ajudar a conhecer a comunidade;

Integrar a família na comunidade;

Acolher os objetivos e angústias dos pais e padrinhos;

Apresentar os símbolos do batismo e seus significados, e preparar a família para a celebração.

Atividades: Ministra o curso de preparação para o Batismo para pais e padrinhos no sábado que antecede o 2° domingo de cada mês, das 15h30 às 19h00.

O curso é oferecido a todos os interessados inclusive de outras Paróquias.

A equipe da Pastoral se reúne periodicamente para atualizar e adequar conteúdos tanto de formação como de preparação para o Batismo.

PASTORAL DOS COROINHAS E ACÓLITOS

O termo coroinha tem sua origem em uma parte da igreja, o “coro”, um balcão onde ficam os cantores. Antigamente, ali ficavam também os acólitos e sacristãos, os únicos que conseguiam responder às celebrações, pois sabiam o latim. Eram pessoas treinadas para dizer em latim aquilo que era destinado à comunidade. Decoravam as frases e respondiam em nome do povo. Esta é a origem do termo coroinha: “o menino do coro”.

No momento das orações, os coroinhas subiam até o coro para recitar as orações e ajudar o padre. Além disso, aprendiam a ler e cantar com ele, pois naquele tempo era mínimo o número de escolas. Foi assim que os coroinhas começaram a ganhar espaço nas celebrações litúrgicas e essa foi a função desempenhada por eles até a década de 1960, quando ocorreu o Concílio Vaticano II.

Os coroinhas ficam responsáveis por exercer as funções de sua competência dentro da liturgia. Dentre estas funções estão a de carregar a cruz, velas ou tochas nas procissões; de turiferários, garantindo que o turíbulo tenha bastante carvão vivo, carregando-o com incenso e entregando-o ao sacerdote ou diácono quando necessário; de Auxiliar na credência durante a preparação das ofertas, segurar o microfone para o presidente da celebração, etc.

Em síntese o ministério dos coroinhas é de muita importância na Igreja. Além dos serviços que prestam durante as celebrações litúrgicas, evidencia-se a grande oportunidade dos meninos e meninas se tornarem bons cristãos e sobretudo descobrirem suas vocações através dos serviços de caridade que desempenham em suas funções litúrgicas.

Atividade: Atualmente, os coroinhas da paróquia São Geraldo, recebem formação bimestralmente acerca dos serviços litúrgicos que desempenham no altar, participam trimestralmente do encontro regional para coroinhas e acólitos presidido por Dom Rogério e demais coordenadores da região, e anualmente reúnem-se com o Cardeal Dom Odílio Pedro Scherer ( Arcebispo Metropolitano ) na catedral da Sé, no encontro Arquidiocesano para coroinhas. 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pastoral da Comunicação foi criada durante o Sínodo da Arquidiocese de São Paulo em 2019, para divulgar todas as ações que a Paróquia realiza, no intuito de continuar o que foi a nós confiado por Jesus Cristo: Evangelizar, divulgar a Boa Nova. 

Ser agente da Pascom é ser um comunicador comprometido com a Verdade, a Fé e a Esperança. 

Se você gosta de escrever, fotografar, filmar, editar vídeos, ou mexer com design, a Pascom pode ser a pastoral certa para você! 

Venha ouvir o chamado de Jesus, venha evangelizar com a Paróquia São Geraldo.

Objetivos: Além dos já citados, ser um elo de comunicação entre a Paróquia e os Paroquianos, entre as diferentes Pastorais da Paróquia São Geraldo e as demais Pastorais da Comunicação da Região Sé.

Atividades: A Pascom da Paróquia São Geraldo é responsável pelo site da Paróquia, onde são publicados textos formativos e informativos, em conjunto com a página da rede social Instagram incluindo reels e fotos. E no Facebook, além de compartilharmos fotos, vídeos, temos as transmissões ao vivo da Santa Missa aos domingos, às 09h00 e no dia 16 de cada mês, da Missa em louvor ao Padroeiro.