História da PAROQUIA
A Paróquia de São Geraldo está localizada no bairro de Perdizes, região oeste de São Paulo e foi tombada como patrimônio histórico pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Narram as Crônicas que as origens da paróquia “São Geraldo das Perdizes” remontam àcapelinha “sementinha de mostarda” (Mt 13, 31-32) que foi “semeada”, erguida em 1876 sob a invocação de “Nossa Senhora da Conceição”, e ficou depois mais conhecida como “Santa Cruz das Perdizes”.
Em 1901, foi nomeado Capelão o Padre Eustáchio de Campos Nelson, que deu acabamento interno à Capela para melhor abrigar os fiéis durante as celebrações litúrgicas e religiosas.
Em 15 de fevereiro de 1914, pelo Decreto do Exmo. Sr. Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, foi desmembrada do território da Paróquia de Santa Cecília. O seu primeiro pároco foi o zeloso Côn. Péricles Gomes Barbosa, que está sepultado na Matriz, sob o altar-mor.
Em 1942 partiu da Matriz São Geraldo a solene e triunfal Procissão de Encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional, dirigindo-se para o local do Congresso, o Vale do Anhangabaú.
No dia 26 de abril de 1942, o Cônego Antônio Maria Alves de Siqueira, comunicou, oficialmente ao Pároco Monsenhor Deusdedit de Araújo, o convite-escolha do senhor Arcebispo Metropolitano, D. José Gaspar de Affonseca e Silva, para que a solene procissão de encerramento do lV Congresso Eucarístico Nacional se formasse e partisseda Matriz de São Geraldo das Perdizes.
Além de tombada, a Igreja São Geraldo tem na sua torre o Sino da Independência, que tocou por ocasião da ocorrência desse fato histórico.
O atual Pároco da Paróquia São Geraldo é o Cônego José Augusto Schramm Brasil que, mesmo antes de sua Ordenação Sacerdotal em 19 de novembro de 1983, já colaboravacomo seminarista e depois diácono nos trabalhos paroquiais desta comunidade. Em 1990 foi nomeado Pároco.
Pároco
O atual Pároco da Paróquia São Geraldo é o Côn. José Augusto Schramm Brasil. Antes de ser ordenado sacerdote em 19 de novembro de 1983, como seminarista já colaborava nos trabalhos pastorais desta comunidade. Em 1990 foi nomeado Pároco.
Cônegos formam, segundo o Cardeal Scherer, “o grupo de sacerdotes que de maneira especial tem a missão de ajudar a dar vida, a manter a Catedral Metropolitana como a ‘Igreja Mãe da Arquidiocese‘”.
O Côn. José Augusto é Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Apelação de São Paulo, além de membro do Cabido Metropolitano e do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese De São Paulo e Auditor na Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região Episcopal Sé.